Revolta é um termo que admite várias acepções. Pode tratar-se de uma alteração, de um motim ou de um alvoroço a nível social. Neste caso, uma revolta é um movimento social que se opõe a alguma figura de poder ou a uma certa medida do governo e que costuma ter um carácter violento, podendo acabar mal e ser fatal.
Exemplos: “A revolta no país árabe resultou na demissão do primeiro mandatário”, “Houve quatro mortos e diversos feridos no meio da revolta que estalou na Grécia”, “O presidente está preocupado com as possíveis consequências da revolta”.
Por hábito, a revolta surge de um modo espontâneo como expressão de um conflito, seja este social, económico, político, etc. As pessoas reúnem-se nas ruas para expressar o seu inconformismo (desagrado) para com uma situação e na tentativa de conseguirem uma mudança ou de chegarem a um acordo.
Às vezes, a revolta deriva num movimento mais organizado que tem projeção no futuro. A revolta também se pode converter numa tentativa de revolução para conseguir uma mudança social ou política profunda.
Existem outras aplicações da ideia de revolta. Em sentido figurado, um estômago revoltado é aquele que que tem as suas funções alteradas/debilitadas ou que sente fome: “A comida deixou-me o estômago revoltado”.
Fonte: http://conceito.de/revolta
- Μέρος του λόγου: noun
- Κλάδος/Τομέας: Politics
- Category:
Other terms in this blossary
Δημιουργός
- yaracampana
- 0% positive feedback
(East Brunswick, United States)