Pode ser definida de duas maneiras: 1) fenómeno multidimensional, envolvendo aspectos físico-sensoriais e aspectos emocionais; 2) experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos, ou assim percepcionada.
A dor gera estresse físico e emocional para aqueles que a sofre e para seus cuidadores.
A dor é sempre subjetiva. Cada indivíduo aprende o uso da palavra dor através de experiências relacionadas com traumatismos no início da sua vida. Sua expressão varia não somente de um indivíduo para outro, mas também de acordo com as diferentes culturas.
Considera-se que existem três principais tipos de Dor:
1- Nociceptiva: originada nos nociceptores, mecânicos, térmicos ou químicos junto da área física em que ocorre o estímulo que a origina.
2- Neuropática: provocada por lesão ou doença no sistema nervoso. Normalmente são descritas como sensações agudas, de queimadura ou de choque eléctrico, ou ainda como sensações de formigueiro. É de difícil tratamento e frequentemente torna-se crónica. É muitas vezes incapacitante.
3- Psicológica: rara e de origem emocional, podendo no entanto ser muito incapacitante e de difícil tratamento. O paciente sente dor a partir de pequenos estímulos, que são como que amplificados pelo seu estado emocional de medo, ansiedade, etc...
http://www.sbed.org.br/materias.php?cd_secao=76
https://www.dor.biochemistry-imm.org/cat.php?catid=3
- Μέρος του λόγου: noun
- Κλάδος/Τομέας: Υγεία; Υγεία
- Category: Health care regulations; Chronic diseases
Other terms in this blossary
Δημιουργός
- LanaG
- 0% positive feedback
(Brasil, Brazil)